10 chaves para manter uma boa saúde

10 chaves para manter uma boa saúde

1. Assista sua dieta
Aumentar a ingestão de frutas e legumes, introduzir fibras em sua dieta para melhorar o trânsito intestinal, entre muitos outros benefícios.

Limitar o consumo de açúcares e sal em sua dieta, de acordo com a OMS reduzindo apenas 5% o consumo de açúcares em nossa dieta teria benefícios em nossa saúde.

Passatempo na cozinha: quando você não sabe cozinhar, você geralmente joga fora pratos mais pré-cozidos ou congelados que nem sempre têm as mesmas propriedades.

Não é necessário fazer um Masterchef, existem muitas maneiras de preparar alimentos, grelhados, cozidos no vapor, assados, etc.

2. Obtenha revisões periódicas
Os especialistas recomendam que, a partir dos 40 anos, seja aconselhável iniciar exames médicos regulares. Essas revisões serão especialmente destinadas a detectar o aparecimento de tumores precoces ou riscos cardiovasculares.

Testes tão simples como exames analíticos, de pressão arterial ou ginecológicos são essenciais para a prevenção de doenças.

3. Realize exercícios físicos sempre que puder
Um pilar fundamental para manter a boa saúde é realizar o exercício físico de maneira habitual. Pelo menos 30 minutos de atividade são necessários para 2 ou 3 dias por semana.

A chave não é comprar o kit completo para fazer jogging ou pagar a academia durante todo o ano após o retorno das férias. O importante é encontrar uma atividade que nos apele, que gostemos e que nos motive ao longo do ano e não apenas quando nos sentimos culpados por não sairmos do sofá.

4. Controle seus níveis de estresse
Trabalho, vida familiar, enfrentando situações cotidianas geram um esforço excessivo no nível físico e mental. Eles nos fazem estar em um estado de alerta contínuo que esgota nossas defesas e nos enfraquece mental e fisicamente.

Cada pessoa pode ter seu próprio remédio para reduzir seus níveis de estresse. Há pessoas que trabalham para elas lerem, outras pintam, há pessoas que fazem meditação, outras usam exercícios físicos.

Nós encorajamos você a encontrar aquela atividade que conforta você e serve para se encontrar.

5. Obter boa saúde mental
Não podemos esquecer a nossa saúde mental como parte fundamental do nosso estado de saúde.

Estresse, ansiedade ou depressão podem alterar nosso estado mental afetando nosso bem-estar e qualidade de vida.

Exercitar nossa mente é tão importante quanto exercitar nosso corpo. Fazer leitura e exercícios lógicos, jogos de memória e compreensão são ferramentas que podemos usar de maneira simples. Eles nos ajudarão a prevenir doenças degenerativas, como a doença de Alzheimer.

6. Evitar fatores de risco
É necessário levar em conta e monitorar uma série de fatores que aumentam a probabilidade de sofrer uma doença ou lesão.

Tabaco, álcool, hipertensão, obesidade são alguns dos principais fatores que são observados em nossa realidade mais próxima. Está nas nossas mãos controlá-los, uma vez que são fatores modificáveis ​​e, portanto, suscetíveis a ações preventivas.

7. Tenha sonhos felizes
Considerando que passamos um terço de nossas vidas dormindo, podemos entender a importância que isso tem em nossas vidas. O sonho é uma função vital que nos regula, nos conserta e nos prepara para o dia seguinte.

Algumas das recomendações que podemos seguir é manter rotinas e horários na hora de dormir, reduzir o consumo de bebidas cafeinadas, manter uma boa área de descanso sem distrações como celular ou televisão.

8. Aproveite seu tempo livre e lazer
Nossos dias de trabalho estão ficando mais longos, nossas férias são muitas vezes reduzidas devido à falta de tempo e dinheiro. É essencial que haja um equilíbrio entre trabalho e atividades que nos distraiam, nos relaxam e nos recompensam mental e fisicamente.

Os benefícios do lazer têm um impacto positivo na pessoa e em seu ambiente imediato.

Atividades como viajar, ler, estar em contato com a natureza ou simplesmente não fazer nada nos darão uma folga e energia para continuar com nossas atividades.

9. Cuide de suas relações sociais
Somos animais sociais, que não vivem isolados, mas na família e na sociedade.

Estudos recentes indicam que ter relações sociais de sucesso é tão importante para a expectativa de vida quanto não fumar.

Fazer parte de uma rede social, não relacionada à tecnologia, dá aos indivíduos papéis significativos que aumentam sua estima e dão propósito às suas vidas, de acordo com estudos da Universidade da Carolina do Norte.

Para eles, é necessário promover relações sociais e nos dar tempo para compartilhar nosso tempo com a família e amigos.

Leia também: Transtorno bipolar saiba o que é sintomas e tratamentos

10. Tenha uma atitude positiva em relação à vida
Dizem que a semente de nossas palavras e nossas ações são nossos pensamentos.

Pensamentos positivos têm um efeito satisfatório, eles nos dão vigor e as pessoas ao nosso redor são infectadas por elas.

Uma atitude positiva irá projetar uma imagem mais satisfeita, confiante e confiante de si mesmo.

Embora seja difícil manter uma atitude positiva hoje com todas as notícias negativas que nos cercam, podemos sempre nos concentrar no positivo que temos.

Leave a Reply