Alguns tratamentos naturais podem aliviar rapidamente a dor. Relaxantes ou anti-inflamatórios, atuam em contraturas musculares e problemas de osteoartrite.
Os benefícios da medicina alternativa para aliviar a dor crônica nas costas são reconhecidos. Aqui estão quatro soluções sem drogas que são boas para as plantas.
Calor, para relaxar os músculos
Por que isso ajuda? O calor tem um efeito relaxante nos músculos. Aplique o mais cedo possível, assim que sentir dor, evite aumentar a dor endurecendo e compensar com má postura.
Leia mais notícias sobre dores no nosso site brasileiro preferido sobre o assunto.
“É muito eficaz em casos de lombalgia ou dor no pescoço após o exercício, um movimento errado ou no final da tarde quando as tensões construir”, diz Benjamin Dubois Grillot, osteopata, fisioterapeuta.
Como fazer isso?
- Em casa, você pode usar uma garrafa de água quente ou uma almofada de cerejas para aquecer no microondas e colocar uma peça de roupa para evitar queimar de 15 a 20 minutos, duas a três vezes por dia.
- Existem também adesivos de aquecimento autoadesivos (Urgo, SyntholKine, Tharmacare …), adaptados à parte inferior das costas ou ao colo do útero e práticos quando você sai. Você pode se mover com isso e eles fornecem calor continuamente por meio dia. Mas eles voltam muito caros (3 a 4 € o patch).
Casca de salgueiro branco, contra dores nas articulações relacionadas com osteoartrite
Por que isso ajuda? A casca de salgueiro branco é considerada “planta de aspirina” porque é rica em derivados de salicilato. É anti-inflamatório e analgésico. A Agência Europeia de Medicamentos reconhece a sua utilização no tratamento a curto prazo da dor lombar e das articulações .
“É muito interessante em casos de dor nas costas de osteoartrite, ou se os rádios se mostram desgastados nas vértebras”, diz o fisioterapeuta.
Como fazer isso?
Cápsulas de extratos secos não são suficientes para acalmar a dor aguda. O extrato líquido vegetal fresco (EPS Phytoprevent, nas farmácias), mais concentrado.
- Tome, dependendo da intensidade da dor, 3 a 6 colheres de chá por dia diluídas em um copo de água, por pelo menos 7 dias.
- Em caso de dor crônica, é possível fazer uma cura de três meses.
- Tenha cuidado, a casca do salgueiro branco é contra-indicada em caso de alergia à aspirina.
Valeriana e scrofulaire, para uma ação completa
Por que isso ajuda? Valeriana tem uma ação miorrelaxante e escrofulosa, propriedades antiinflamatórias e analgésicas.
“O mais interessante é combinar os dois porque muitas vezes, na dor nas costas, a inflamação é adicionada à contratura muscular”, aconselha Benjamin Dubois-Grillot.
Como fazer isso?
Aqui, novamente, devem ser preferidos os extratos de plantas frescas líquidas (fitoprodutores EPS, SIPF Synergia, Quantis LPEV), mais concentrados em ingredientes ativos e eficazes rapidamente. O farmacêutico irá preparar a mistura das duas plantas.
- Nos primeiros três ou quatro dias, se a dor for intensa, tome até 6 colheres de chá diluídas em água (2 colheradas de manhã, meio-dia e noite antes da refeição). Nesta dose, o alívio é sentido desde os primeiros dias.
- Em seguida, reduza as doses para 1 colher, de manhã, à tarde e à noite, assim que a melhora for notada. O tratamento deve ser prolongado por pelo menos sete dias.
Uma massagem com óleos essenciais, em caso de ciática
Por que isso ajuda? Se a dor é devido a um nervo comprimido, tipo ciático, os óleos essenciais de hortelã – pimenta e cravo são interessantes pelo seu efeito quente / frio e sua ação anti-inflamatória. Eles também podem ser combinados com óleo essencial de lavanda que é um excelente agente calmante do sistema nervoso.
Como fazer isso?
Prepare a seguinte mistura: 2 gotas de lavanda officinale + 2 gotas de hortelã pimenta HE + 2 gotas de óleo de cravo em 10 gotas de óleo de arnica, amêndoa doce ou macadâmia, para usar em massagem.
“É necessário massagear – ou ser massageado – em movimentos circulares e precisamente ao nível da zona dolorosa, sem espalhar muito para não dispersar os princípios ativos, e até a penetração total da mistura. Dois a três minutos são suficientes: na verdade, você não deve massagear mais em caso de dor inflamatória “, diz Benjamin Dubois-Grillot.
Deve ser consultado sem demora se as dores nas costas forem acompanhadas por febre ou em caso de dor súbita e intensa após uma queda ou acidente, para detectar quaisquer fracturas ou assentamentos.